Produção bate recorde e disputa foi acirrada

Três dias de ordenha e pesagem da produção de leite no Pavilhão Juscelino da Costa Martins, movimentaram criadores e comissão organizadora da 27ª edição do Torneio Leiteiro, que faz parte da programação da Exposul.

Os produtores trouxeram para a Exposul o que tem de melhor na genética regional e este ano a disputa foi acirrada, na pesagem da produção diária a diferença entre as vacas chegou a 20 gramas no penúltimo dia de Torneio. Angolinha e Fartura foram as vacas que provocaram emoção e angústia aos criadores e à torcida, disputando parelho a cada ordenha.

Por fim o proprietário da vaca Fartura, Sebastião Divino de Freitas de Pedra Preta, levou a melhor com a média diária de 56,493 Kg e com a maior produção em 59,500 Kg. Fartura derrotou a Angolinha de Poxoréo no último dia e o tratado da vencedora, Rodrigo de Freitas disse que valeu a pena participar do Torneio. “Este é o segundo ano que trazemos animal para a Exposul. No ano passado quase passei vergonha e então decidi caprichar no trato do gado leiteiro. Temos quase 70 vacas na propriedade e a cada Torneio eu aprendo um pouco mais. Valeu e ainda levo o prêmio para casa”. A segunda colocada foi a Angolinha de Paulo Pedro, e a terceira foi a Pioneira de Carlos Rezende.

Na categoria novilha, quem levou a melhor foi a Premiada, da propriedade de Jeferson Borges de Rondonópolis. O animal fez a média diária de 41,333 Kg de leite e ganhou a faixa e o prêmio de campeã. A segunda colocada foi a Shakira do criador Antônio Carlos e a terceira foi a Chocolate, de Ernando Cabral.

A entrega da premiação os participantes e aos vencedores foi um evento à parte da Exposul e um dos responsáveis pela organização, Cristiano Rezende Garcia, zootecnista, comentou que o Torneio é a prova de que o produtor está sempre em movimento de aprendizagem. “O Torneio Leiteiro traz para o Parque de Exposições o resultado do melhoramento genético e a consequente produtividade leiteira, batendo recordes a cada ano. Mais uma vez a produção surpreendeu a todos e os melhores animais levaram a premiação”.

A 47ª Exposul foi mais uma edição do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis que contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Acrimat, Aprosoja, Aprosmat, Senar, Aeagro e Empaer.

Comentários Facebook