SINCALCO REALIZARÁ PALESTRA SOBRE OS IMPACTOS DA LEI QUE AUMENTOU CARGA TRIBUTÁRIA DO COMÉRCIO

Lei Nº 631/2019 alterou tributação do ICMS e pode variar de 30% a 90% de acordo com segmento da empresa

Com a aprovação da Lei nº 631/2019 (antigo PLC 53/2019) pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e sancionada pelo governador, Mauro Mendes no dia 31 de julho, o Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado de Mato Grosso (Sincalco/MT) realizará na próxima terça-feira (20), palestra sobre os impactos desta reforma no comércio. O diretor do Sincalco e empresário, Junior Vidotti, que fez parte da comissão técnica que representou o comércio na negociação com o Governo será o palestrante do evento.

O intuito do sindicato é apontar os principais pontos alterados com a nova lei e alertar os empresários e comerciantes sobre os impactos que essas mudanças causarão na administração das empresas.

“Nosso objetivo é trocar ideia com nossos colegas sobre como nos preparar para essas mudanças, já que cada setor será impactado de forma diferente. Esse é mais um desafio que deve ser enfrentado por todos do comércio, tentaremos nos preparar da melhor forma possível e achar um meio de amenizar os impactos aos nossos consumidores”, destaca o presidente do Sincalco, Junior Macagnam.

Para Junior Vidotti, Outro ponto que tem prejudicado o desenvolvimento econômico do estado, apresentado pela comissão, é o “represamento” das empresas enquadradas no Simples Nacional, que correspondem a 95% do total de estabelecimentos instalados no estado, pelo fato da carga tributária ser bem menor. Para isso, foi sugerido o escalonamento gradativo do imposto para empresas que saírem do Simples, que tem limite de receita bruta de R$ 3,8 milhões anual.

“Dependendo das peculiaridades e do segmento de cada negócio, os impactos com o ICMS podem variar de 30% a 90%. Sem falar no custo que cada empresário terá que arcar com a mudança no sistema da empresa e o treinamento de funcionários para trabalharem dentro da legalidade”, explica Vidotti.

O evento é realizado pelo Sincalco com apoio do Sindicato Intermunicipal do Comércio de Tecidos, Confecções e Arminhos de Mato Grosso (Sincotec) e Sindicato do Comércio de Ópticas de Mato Grosso (Sindióptica) e será realizado na sede do sindicato, às 18h30, no dia 20 de agosto.

Para participar basta se inscrever pelo telefone 3624 0033, e-mail [email protected] ou whatsapp (65) 9 9997 9560. A entrada será um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição ainda não definida.

Comentários Facebook