FALTA DE REPASSE FEDERAL Prefeitura assegura repasse a Apae e a Casa Esperança e evita fechamento de entidades

Em meio ao risco das entidades Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Casa Esperança fecharem por falta de repasse do Governo Federal, o prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio informou na manhã desta terça-feira (24) durante coletiva de imprensa na sala de reuniões da prefeitura que o município vai ajudar a custear as instituições.

“O Governo Federal só passou este ano três parcelas para entidades, o único que está passando em dias é a prefeitura. Esta semana recebi uma ligação da professora Karla da Apae que estava preocupada com o fechamento da entidade. Nós vamos assumir aquilo que é de competência do Governo Federal e vamos manter a Apae, a Casa Esperança e todas as entidades que tiverem problema. Nós não podemos aceitar isso, porque são entidades que cumprem o papel social importante,” explicou o gestor.

Devido ao atraso nos repasses da verba federal que coloca em risco as atividades desenvolvidas pelas entidades, será encaminhado o projeto de lei do Poder Executivo para a aprovação da Câmara Municipal que autoriza a abertura de crédito suplementar de até R$ 230 mil. “O município está encaminhando um projeto de lei para a Câmara de suplementação para garantir que essas entidades se mantenham até o final do ano,” informou Pátio.

Conforme a diretora da Apae, Karla Paes, a entidade atende 296 alunos e precisa do recurso para pagar o salário dos funcionários. “Este ano o Governo Federal fez alguns repasses, mas referente ao ano de 2018. Viemos pedir socorro novamente ao prefeito Zé Carlos do Pátio porque é de extrema importância esse recurso federal é o que ajuda a pagar os nossos funcionários. O prefeito nos recebeu muito bem e vai nos ajudar então só temos muito a agradecer por essa força,” ressaltou Karla.

A presidente da Casa Esperança Abadia Miranda explica que a entidade atende 70 pessoas e depende da verba federal para continuidade dos serviços.

“A situação nossa é semelhante a da Apae, precisamos das três esferas juntos para manter o serviço adequado e a prefeitura é a única que está mantendo esse serviço que é dos três segmentos, então temos que agradecer o prefeito que tem estado junto conosco,” explicou Abadia.

Prefeitura assegura repasse a Apae e Casa Esperança

Prefeitura assegura repasse a Apae e a Casa Esperança e evita fechamento de entidades

Posted by Prefeitura de Rondonópolis on Tuesday, 24 September 2019

Comentários Facebook