Mulheres do Grande Conquista participam de programação para saúde feminina do PSF local

Cerca de cem moradoras do Grande Conquista foram beneficiadas com os serviços ofertados no sábado (26), em evento organizado pelo PSF do bairro voltado à Saúde da Mulher.

“Nosso objetivo foi aconselhar e disponibilizar para as mulheres do Grande Conquista exames de prevenção de colo de útero e de câncer de mama, além de formas de planejamento familiar, como laqueadura, colocação de DIU e uso de anticoncepcionais”, destaca a responsável pelo Departamento de Administração do PSF, Bruna Oliveira Santos.

Durante a ação, a população feminina do Grande Conquista também pode fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C e ainda se vacinar contra o sarampo. Elas também aprenderam a fazer o autoexame de mama e as aquelas que já alcançaram os 40 anos receberam prescrição para realizarem a mamografia.

Houve ainda uma palestra orientativa sobre câncer de mama proferida por uma enfermeira do PSF e também por uma paciente da unidade que teve a doença. Elas ressaltaram que o autoexame deve ser feito sempre, diariamente, e não apenas no período menstrual. A palestra gerou uma mudança de comportamento imediato. “O impacto das informações passadas à plateia foi tamanho que muitas mulheres que antes não queriam fazer o autoexame, ao terminar de assisti-la nos procuraram para realizá-lo”, relata Bruna, que comemora o resultado positivo alcançado.

Comentários Facebook