Prefeitura contempla cooperativa de catadores com caminhão novo por meio de termo de fomento

Ampliar a região de atuação e alcance dos trabalhadores da Cooperativa de Catadores de Rondonópolis – Coopercicla. Com esse objetivo a Prefeitura de Rondonópolis, por meio de um termo de fomento que teve o aval da Câmara de Vereadores, cedeu um caminhão com caçamba para o uso da Coopercicla na coleta de materiais passíveis de reciclagem.

O caminhão equipado com caçamba adaptada para o recolhimento dos resíduos sólidos é o segundo da cooperativa que atua na separação de materiais recicláveis que são deixados no local ou recolhidos pelos cooperados em empresas e residenciais parceiros. O valor de caminhão modelo Daily 70c17 e também da caçamba ficou em R$ 160 mil.

A presidente da Coopercicla, Jussineide Correia da Silva, disse que só tem a agradecer pela atenção que o município tem dado para a cooperativa. Ela disse que o caminhão novo vai possibilitar que os trabalhadores possam chegar em mais locais e com isso aumentar o volume de material recolhido. A expectativa da presidente é que com a maior quantidade de resíduos, aumente também a rentabilidade dos cooperados que não tem chegado a mil reais por mês.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Milton Mutum, lembrou que a Prefeitura tem trabalhado para o progresso da Coopercila. Além do fomento para a aquisição do veículo, o município assinou um termo de cessão de direito real de uso de uma área no Microdistrito Industrial na Vila Operária para que a cooperativa possa construir sua sede projetada para atender as necessidades desse tipo de trabalho.

Implementar a cooperativa de reciclagem para contribuir ainda mais com a coleta seletiva em Rondonópolis, defendeu o prefeito Zé Carlos do Pátio ao fazer a entrega do caminhão 0km para a cooperativa. O prefeito comentou que a cidade já evoluiu com a implantação do aterro sanitário, tirou os catadores do antigo lixão e organizou outra cooperativa com a instalação de uma usina de reciclagem no aterro.

“Rondonópolis é primeiro lugar no Estado em água e esgoto. Estou pensando em investir ainda mais e chegar em 100% de alcance. O trabalho da Coopercicla complementa esses serviços e ainda contribui para a sustentabilidade”, comentou.

A Coopercicla funciona atualmente no bairro Jardim das Flores e conta com dez trabalhadores cooperados. Os interessados em fazer o descarte de materiais recicláveis como papel, plástico e itens eletrônicos podem levar até a cooperativa que fica na rua Jerônimo Domingos da Silva, 436 ou entrar em contato pelo telefone (66) 99986-5495.

Comentários Facebook