Projeto do deputado Thiago Silva é uma das maiores ferramentas de inclusão social de MT

Projeto do deputado Thiago Silva é uma das maiores ferramentas de inclusão social de MT

Em abril de 2019, o deputado estadual Thiago Silva – MDB tirava do papel um sonho de anos. O objetivo era oferecer cultura, cidadania e educação, de graça, para jovens de 8 a 16 anos e comunidades. A ferramenta escolhida para a formação foi a música, através do violão.

E assim nasceu o projeto Tocando em Frente. A ação foi implantada inicialmente em Rondonópolis, contabiliza quatro polos (Jardim Iguassu, Mathias Neves, Alfredo de Castro e Conjunto São José). O resultado do trabalho foi apresentado na sexta-feira (31), com uma reunião dos alunos de todos os polos na Igreja Assembleia de Deus Madureira, no Jardim Iguassú. O ato marcou o encerramento da primeira turma da iniciativa, que teve mais de cem alunos.

Muitos chegaram como a Izaiana de Jesus, sem conhecimento algum de música. “Aprender a tocar violão, conhecer toda a parte teórica da música foi uma grande transformação na minha vida. Melhorei muito minha concentração, disciplina e sem falar que conheci um mundo novo e que me abre portas até mesmo para uma futura profissão. Só quero agradecer pela inciativa”.

A colega Ingrid Kauane também está encantada com o projeto. Depois do Tocando em Frente a rotina de mudou completamente. “É possível você acordar e dormir pensando em coisas boas. Isso é feito através da música, cura tristeza, depressão. Hoje fico muito mais tempo estudando do que a frente de um celular. Na hora de sair nosso principal assunto é montar um grupo musical para levar a mensagem de Deus, da paz para as pessoas. Essas aulas ficarão marcadas em nossas vidas não tenho dúvida”.

Satisfação dos alunos e também dos pais. A Rosa Maria Costa Coelho era só alegria, afinal os três filhos participaram dessa grande ação de inclusão. “Eu sempre tive sonho de criança de tocar algum instrumento, conhecer a música, mas não tinha condições. Hoje vejo meus filhos tocando instrumentos, já participando de bandas fora do projeto e com uma grande mudança de comportamento. Hoje são bem mais calmos, conversam muito mais. Obrigado pela oportunidade deputado Thiago Silva”.

O renomado professor Valdick Arantes conta a inciativa é uma das maiores ações sociais que já participou ao longo de 30 anos de carreira. “Esse projeto é grandioso, tudo é muito bem organizado, não falta nada desde o banquinho aos violões. O deputado Thiago Silva promoveu toda estrutura necessária para esses jovens aprenderem. Por isso, com menos de um ano colhemos excelentes resultados. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe”.

O pastor Jorge Estevan de Souza que faz parte da coordenação do projeto afirma que o Tocando em Frente está preenchendo uma lacuna de anos na cidade. “Aqui não é só música. É ensinado princípios éticos, morais. Lá na frente eles vão colher os frutos, que foram plantados dentro dos polos. Aqui formamos o cidadão de bem e um futuro pai de família”.

A líder comunitária do bairro Mathias Neves, Sibele Araújo endossou as palavras do líder religioso. “É muito bonito ver crianças e adolescentes trabalhando música, longe dos perigos do mundo. Eu vi de perto na minha comunidade o quanto a música transforma. Torço muito pelo Tocando em Frente e sou parceira do deputado Thiago Silva no que ele precisar”.

O deputado Thiago Silva entregou os mais de cem certificados para os novos músicos de Rondonópolis e garantiu que o Tocando em Frente só está no começo. “O primeiro ano do nosso projeto foi um tremendo sucesso. Mais de cem garotos e garotas concluíram o ciclo, tivemos pouquíssimas desistências. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. As aulas para novas turmas começam no início de fevereiro e não vou medir esforços para que mais jovens sejam atendidos. Nossa intenção é beneficiar novas comunidades carentes em Rondonópolis e de cidades vizinhas”.

Comentários Facebook