Primeira sessão virtual da Câmara de Rondonópolis será realizada nesta quarta-feira

Já está tudo pronto para a realização da primeira Sessão Ordinária pelo plenário virtual da Câmara de Vereadores de Rondonópolis, amanhã (01) a partir das 13h30. O objetivo é continuar viabilizando o funcionamento do Parlamento em meio a pandemia da Covid-19, onde os vereadores poderão discutir e votar as propostas necessárias para a continuidade dos trabalhos do executivo.

A comunicação por áudio e vídeo entre os participantes da sessão será feita por meio da plataforma Jitsi Meet, mesmo sistema usado pelo Senado Federal, que é fornecido gratuitamente, tendo em vista que a gestão investiu na capacitação de servidor de carreira, lotado no Setor de Tecnologia da Informação, que participou de um curso fornecido gratuitamente pelo Instituto Legislativo Brasileiro – Interlegis.

“A Secretaria de Administração não mediu esforços para colocar o sistema em funcionamento e reconhecemos o trabalho dedicado da equipe da Tecnologia da Informação”, disse Alessandro Brandão, Secretário de Administração.

A participação nas videoconferências somente é validada mediante um link enviado a cada sessão. Apesar da plataforma poder ser utilizada em celulares, os vereadores são aconselhados a acessá-la em um computador, sendo essa uma forma de garantir a qualidade da sessão.

No Plenário Virtual, o único microfone ligado todo o tempo da sessão é o do Presidente da Câmara, o vereador Cláudio da Farmácia, que conduz o evento direto da sala da presidência da Casa de Leis, juntamente com o 1º Secretário, o vereador Vilmar Pimentel. Os áudios dos demais ficam desligados, o que não permite que os parlamentares conversem entre si.

O primeiro expediente da Sessão Ordinária que estava suspenso desde o início da pandemia, volta a partir de amanhã, já que não terá aglomeração na Casa de Leis, e poderá ser feito como está no Regimento Interno. Os vereadores poderão usar da fala pela Tribuna Livre, e também pela Liderança do Partido, para que possam falar das suas ações, levando mais informação aos munícipes.

“A nossa Ordem do Dia já foi feita de forma virtual, entramos no entendimento a respeito dos projetos que entram na sessão de amanhã, tudo muito tranquilo, dinâmico e o mais importante de tudo, de uma forma responsável, onde a gente não aglomera, contribuindo no sentido de combater a pandemia que assola o mundo hoje em dia”, relatou Cláudio da Farmácia.

Essa é a primeira vez na história da Câmara Municipal que as sessões serão realizadas virtualmente. Para as transmissões serão usados os mesmos procedimentos atuais, acrescentando a produção pelo técnico da instituição, sem contratação de empresas para os serviços virtuais, sem gerar despesas para a Casa de Leis, tendo em vista a adoção do sistema oferecido pela Interlegis.

A transmissão pode ser acessada por qualquer cidadão, através da página da Câmara Municipal de Rondonópolis pelo Facebook, onde também ficam disponíveis as gravações das sessões.

Comentários Facebook